Posted by : Suelma Paixão segunda-feira, 30 de agosto de 2010

No cenário atual, as escolas têm adquirido novas concepções reconhecendo a importância do uso das diferentes mídias na prática pedagógica. Com isso surgem algumas indagações, do tipo: como preparar o professor para essa nova demanda? De que forma utilizarão as mídias e tecnologias existentes na escola para melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos? Como incentivar o uso dos recursos midiáticos que a escola dispõe no sentido de potencializar a prática docente? Essas indagações são pertinentes a medida em que se coloca o papel da escola como reflexão diante dos avanços tecnológicos e a postura do professor na integração das novas mídias. Professores que estavam muito bem acostumados a planejar tendo como único recurso o livro didático, ou o retroprojetor, se depara diante de ferramentas nunca antes utilizadas e que não fazia parte de sua rotina escolar. isso se constitui em um grande desafio, mas não impossível de superar,pois a chegada de computadores, DVDs, câmeras digitais, enfim todo esse aparato tecnológico, influencia a modo de pensar do professor, a curiosidade dos alunos e exige a construção de propostas para o uso adequado dessas novas ferramentas na din6amica da aprendizagem.

Uma das possibilidades para a utilização das mídias na escola é através de projetos. E nesse sentido o aluno aprende a fazer fazendo, numa perspectiva construcionista, aplicando na prática o que compreende, descobrindo e redescobrindo aguçando sua imaginação e curiosidade.

Em se tratando da aprendizagem por projeto, Prado (2001) enfatiza a sua importância pelo fato de o aluno poder aplicar aquilo que sabe de forma intuitiva e/ou formal, estabelecendo relações entre conhecimentos, o que pode levá-lo a ressignificar os conceitos e as estratégias utilizadas, ampliando o seu repertório de análise e compreensão. Entretanto, essa abordagem pedagógica requer do professor uma postura diferente daquela habitualmente utilizada no sistema da escola, ou seja, requer uma postura que concebe a aprendizagem como um processo que o aluno constrói “como produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação”( Valente, 2003,p. 20).

REFERÊNCIAS

- PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de Projetos: Fundamentos e Implicações. Boletim do Salto para o Futuro. Série Pedagogia de Projetos e integração de mídias, TV-ESCOLA-SEED-MEC, 2003. Disponível no site: http:www.tvebrasil.com.br/salto.

- VALENTE, J. A. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. Boletim do Salto para o Futuro. Série Pedagogia de Projetos e integração de mídias, TV-ESCOLA-SEED-MEC, 2003.



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